Front-end: Saiba o que é e 3 dicas de desenvolvimento Web

De início, para colocar em prática o design de sites e interfaces, um profissional de desenvolvimento front-end deve ter habilidades com algumas linguagens de programação primordiais, como HTML, CSS e JavaScript. Front-end e back-end são assuntos muito procurados, principalmente por causa das oportunidades no mercado de trabalho. Além de trabalhar com a interface de sites da web, aplicativos e softwares, ainda é necessário ter uma visão ampla para garantir uma excelente experiência do usuário. Ter um bom equilíbrio entre soft skills e hard skills é fundamental para ser um desenvolvedor front end bem-sucedido.

  • Desta forma, não é preciso se preocupar com as quebras que podem ocorrer ao visualizar em desktop, tablet e versões mobile.
  • O mundo do Front End possui diversas tecnologias e está sempre evoluindo, se você quiser conhecer ele desde a base, pode ler os artigos sobre começar no desenvolvimento Front-End e como estudar do zero o Front-End.
  • Com o passar dos anos é meio natural após começar por um dos lados você ir aprendendo como o outro funciona.
  • Depois o profissional precisa aprimorar suas habilidades, principalmente em HTML, CSS, JavaScript, codificação, programação, sistemas de controle de versão, princípios de teste e depuração.

O termo compreende todos os elementos de interface gráfica que interagem com o usuário em uma plataforma online. Neste artigo da Hora de Codar sobre o que é frontend, vamos mergulhar no universo do desenvolvimento frontend! Frontend, ou desenvolvimento de interface de usuário, é uma parte essencial do design de sites e aplicativos. Ele se concentra na criação de experiências interativas e visuais para os usuários, lidando com tudo que você vê e interage em uma página da web. O front-end é um código que serve para garantir uma experiência positiva ao usuário, seja de um site ou aplicativo, pensando detalhadamente nas interações que irão acontecer. Saber linguagens de programação base da web como CSS, HTML e JavaScript não é suficiente neste caso.

O Que É Um Engenheiro Front-End: Tudo O Que Você Precisa Saber

Aqui também é onde entra a segurança, estrutura e gerenciamento de conteúdo. Aqui está um curso divertido (texto em inglês) que o ajudará a criar seu próprio site de portfólio com HTML, CSS e JavaScript – para que você possa praticar essas habilidades de desenvolvimento para a web. Até agora, discutimos o que significa front-end e quem é o desenvolvedor de front-end. Agora, vamos ver alguns dos principais requisitos/habilidades necessários https://blogdovalente.com.br/noticias/2023/12/curso-de-cientista-de-dados-porque-voce-deve-dar-este-passo/ antes que você possa se chamar de desenvolvedor de front-end. Em uma configuração profissional ou empresa padrão, geralmente há um designer de UI/UX que projeta a aparência da interface e o que eles desejam que seja a experiência do usuário. Por fim, os desenvolvedores full stack são aqueles que entendem tanto do desenvolvimento de front-end quanto de back-end, permitindo que eles iniciem e terminem um projeto por conta própria.

oq é front end

Eles devem ter um olhar atento e ser capazes de detectar pequenos erros ou inconsistências ao criar páginas da web. Se você quer se tornar um desenvolvedor de front-end profissional, precisa praticar de forma consistente. Isso vai ajudá-lo a aprender os conceitos completamente (e não apenas na superfície). Portanto, se você realmente deseja ser um programador front-end vai precisar começar pelo HTML. Esse programador é capaz de criar um software de ponta a
ponta, ou seja, criar toda parte visual e também os códigos que manipulam o
banco de dados. Nesse
caso, você vai criar códigos para manipular o banco de dados onde os dados do
software ficam salvos.

Bancário: o que faz, salário e mercado de trabalho

Na prática são mundos diferentes e, o que pode gerar uma intersecção do mundo Front End com o Mobile é o React Native, por utilizar tanto um framework super popular na Web quanto a linguagem JavaScript. E, mesmo com essa familiaridade toda, as diferenças das plataformas ainda sim separam os profissionais que mexem com sites e aplicativos em duas linhas diferentes. Como desenvolvedor de front-end, você deve entender como a linha de comando funciona, pois ela permite acessar as funções do sistema operacional por meio de uma interface de texto. Muitos profissionais preferem as CLIs (“interfaces de linha de comando”, em português) por sua velocidade e desempenho ao instalar bibliotecas e estruturas. CSS é a abreviação de Cascading Style Sheets (ou “folhas de estilo em cascata”, em português), e você o usa para melhorar a aparência de uma página da web, adicionando estilos em CSS. Esses estilos tornam seu site mais atraente e agradável de ver e usar para o usuário final.

  • Em primeiro lugar, a maioria das pessoas não tem ideia do que front-end significa.
  • Usando esta linguagem de programação, você pode adicionar todos os tipos de interações ao seu site – mapas que atualizam em tempo real, vídeos interativos e até mesmo jogos.
  • Enfim, buscar informações para selecionar aquilo que o fará crescer, mas sempre de olho nas novas metodologias e nos movimentos do mercado.
  • Dev front-end é um termo muito utilizado para identificar profissionais que se especializaram especificamente nessa área.

O CSS é uma linguagem de programação para front-end tão conhecida quanto as outras duas mencionadas anteriormente. Seu uso está mais voltado para a indicação de como os documentos são oferecidos para quem utiliza, levando em consideração alguns pontos como layout e estilo, o que torna a experiência mais agradável. Na maioria dos casos, temos uma arquitetura conhecida como cliente-servidor, na qual um navegador ou smartphone, que representa a pessoa usuária, exibe as informações, buscando sempre que necessário as respostas em um servidor. Por sua vez, ele recebe requisições de clientes conectados e responde a cada um deles de forma individual, buscando, salvando, editando ou deletando informações na base de dados. Quando a linguagem característica desse tipo de programação é aplicada, é válido levar em consideração o design de um site responsivo, que gere um aumento de tráfego com o passar do tempo.

Curso de programação: Kenzie é a melhor opção do Brasil

O profissional de front-end é o responsável por escrever os códigos de forma que uma imagem, feita por design, se torne animada e com ações disponíveis, exatamente o que acontece em um site. Aprenda a estruturar com HTML, estilizar com CSS e a implementar funcionalidades com JavaScript, JQuery, Bootstrap. Torne-se um desenvolvedor Front-end e comece sua carreira no aquecido mercado de TI. Utilizando pré-processadores como LESS, SASS ou Stylus, é possível escrever códigos nas linguagens destas ferramentas. Elas serão responsáveis por converter os códigos em uma linguagem CSS formatada, que pode ser lida por diferentes navegadores e, principalmente, se torna escalável.

Antes mesmo de entrar no mérito de front-end e back-end, precisamos entender um pouco sobre como funciona a mecânica do desenvolvimento web hoje. Seja para aplicativos, seja para plataformas e sites, todos seguem um padrão muito parecido. Para finalizar, ainda há a nova tecnologia de estrutura, muito utilizada pelas pessoas desenvolvedoras com o objetivo de ajudá-las a criar facilmente alguns recursos Curso de cientista de dados: porque você deve dar este passo? com resposta rápida. Isso ajudará a facilitar a reação, a resposta e o funcionamento mais eficaz de vários aplicativos. O front-end nada mais é do que uma relação direta com a interface gráfica de um determinado projeto. Isso se refere ao local onde há todo o desenvolvimento de uma dada aplicação, onde o usuário poderá ter uma interação com softwares, aplicativos, sites e outros tipos de programas.


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *